Angola: governo cria condições para atender emergências

Source(s): Angola - government

Conforme consta na página oficial do Governo de Angola, o país está a criar as condições necessárias para acudir as populações em caso de situações de emergência provocadas por desastres naturais, garantiu ontem o chefe adjunto do Sistema Nacional de Protecção Civil, Bênção Cavila Abílio.

Falando por ocasião do Dia Internacional da Redução de Desastres, que hoje se assinala, Cavila Abílio disse que, tendo em conta o grande impacto que os desastres naturais e tecnológicos causam aos esforços para a erradicação da pobreza, o Governo de Angola subscreveu em 2005 a Estratégia Internacional para a Redução de Desastres.

Depois de subscrever a Estratégia Internacional de Redução de Desastres, o Governo aprovou o Plano de Emergência para a época chuvosa 2006/2007, orçado em dez milhões de dólares, que foram repartidos pelas províncias, em função do grau de sinistralidade.

Ainda no âmbito dos esforços para fazer face aos desastres naturais, Angola aprovou, para a época chuvosa 2007/2008, o Plano de Emergência para a província do Cunene, orçado em 16,2 milhões de dólares. Este valor, de acordo com Cavila Abílio, é aprovado em função do desastre registado. “Os valores nunca são suficientes para fazer face a um desastre, mas devemos reconhecer o esforço que o Governo, a sociedade civil e outros parceiros têm estado a fazer quando surge uma situação do género”, afirmou.

O chefe adjunto do SNPC referiu que todas as famílias afectadas por desastres são, em primeiro lugar, encaminhadas para zonas de acolhimento e, depois, para residências especialmente construídas para albergar os sinistrados.

“O Governo tem priorizado as construções destinadas a estas pessoas, possibilitando que reorganizem as suas vidas”, disse, acrescentando que os serviços de Protecção Civil têm feito demolições de habitações construídas em zonas de risco e promovido campanhas de sensibilização junto das pessoas aí residentes para que deixem de construir nessas áreas.

O Sistema Nacional de Protecção Civil, criado pela Lei 28/03 de 7 de Novembro – Lei de Base da Protecção Civil, é integrado por vários ministérios.

Explore further

Country and region Angola
Share this

Please note: Content is displayed as last posted by a PreventionWeb community member or editor. The views expressed therein are not necessarily those of UNDRR, PreventionWeb, or its sponsors. See our terms of use

Is this page useful?

Yes No
Report an issue on this page

Thank you. If you have 2 minutes, we would benefit from additional feedback (link opens in a new window).