Praia
Cabo Verde

Lançamento da plataforma nacional para redução dos riscos de catastrofes de Cabo Verde

Organizer(s) Serviço Nacional de Protecção Civil
Date
-

In Portuguese:

A redução dos riscos de catástrofes é uma questão de grande complexidade e nenhum pais ou instituição poderá enfrentá-la de forma isolada. Necessitamos, por isso, de esforços colectivos e conhecimentos combinados de todos os sectores: Sector público (Governo e instituições oficiais), sector privado (empresas com fins lucrativos), ONGs e outros membros da sociedade civil (incluindo dirigentes comunitários individualmente), estabelecimentos de ensino e de pesquisa, meios de informação, assim como órgãos e sistemas de gestão de catástrofes de cada país.  Experiências de sucesso já registadas demonstram que a redução dos riscos é um problema de todos os cidadãos e é uma responsabilidade de todos.

Durante a segunda conferencia mundial sobre a redução de desastres (II WCDR), que teve lugar em Kobé, Hyogo, Japão de 18 a 22 de Janeiro de 2005, sob o lema “Um Mundo Mais Seguro Para Todos”, um total de 168 Governos adoptou o Quadro/Plano de Acção de Hyogo para o período 2005-2015: “Aumento da Resistência das Nações e das Comunidades face aos Desastres”, como um guia para a redução de desastres para a próxima década. Este Plano de Acção faz um apelo a todos os países a “apoiarem o estabelecimento e o reforço de mecanismos nacionais integrados, tais como as Plataformas Nacionais multi-sectoriais”, de modo a colocar a redução das calamidades naturais no topo das prioridades nacionais e locais. Apela igualmente a todos os Estados a criarem mecanismos de coordenação e de acompanhamento do Plano de Acção de Hyogo e prestarem informações sobre a matéria ao Secretariado da Estratégia Internacional para a Redução dos Desastres (EIRD).

Nesta Conferencia, foi assumido um compromisso global no sentido dos países, comunidades e organizações se responsabilizarem em primeira linha por esta matéria.

Cabo Verde aderiu a tais compromissos, na perspectiva de que a par da tranquilidade que sempre norteou a vida dos cabo-verdianos, todas as instituições do Estado a nível central e local, todas as comunidades e cada cidadão em particular possam estar sempre atentos e engajados numa problemática que envolve toda a humanidade.

Chegou a nossa vez. O Serviço Nacional de Protecção Civil irá lançar no próximo mês de Novembro a sua plataforma Nacional, durante um atelier que terá lugar nos dias 27 e 28 de Novembro, no qual irá participar uma panóplia de organismos públicos e privados e organizações da sociedade civil. Trata-se de um instrumento estratégico que irá trazer ganhos importantes em matéria de investigação, gestão e redução dos riscos, e que desenvolvera a sua actuação em harmonia com os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio e, por conseguinte, com as grandes metas de Desenvolvimento Sustentado, propostas pelo Governo de Cabo Verde.

Explore further

Country and region Cabo Verde Africa
Share this

Please note: Content is displayed as last posted by a PreventionWeb community member or editor. The views expressed therein are not necessarily those of UNDRR, PreventionWeb, or its sponsors. See our terms of use

Is this page useful?

Yes No Report an issue on this page

Thank you. If you have 2 minutes, we would benefit from additional feedback (link opens in a new window).