Brasil: Secretário do MCTI destaca interface entre ciência e políticas públicas

Source(s): Brazil - government

In Portuguese:

O secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento, Carlos Nobre, compartilhou em seminário no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI), em São José dos Campos (SP), a experiência de dois anos e meio no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Com o tema 'Construindo pontes entre ciência e políticas públicas' o evento integra a programação da pós-graduação do Centro de Ciência do Sistema Terrestre (CCST) do Inpe.

Nobre apontou, em sua apresentação na sexta (18), a necessidade de se desenvolver um sistema que viabilize a interface entre a ciência e a política, como forma de enfrentar os desafios do século 21, no processo de transformação do mundo em direção à sustentabilidade global

Dentre esses desafios destacam-se: a produção de alimentos para 9 bilhões de pessoas mantendo-se dentro de limites planetários sustentáveis; a valorização e a proteção dos serviços da natureza e da biodiversidade; a adaptação a um mundo mais quente e mais urbano; a transição para sociedades de baixo carbono; a redução da pobreza e a educação para a sustentabilidade; o provimento de oportunidades de renda e de inovação via transformações para a sustentabilidade global; a redução dos riscos de desastres; e o alinhamento da governança com a gestão responsável.

Esforços nessa direção têm sido promovidos em grandes conferências internacionais, como a Rio+20 e a Planet Under Pressure (“Planeta sob Pressão”), ambas realizadas em 2012. Esta última aponta, em seu documento final, a importância de estabelecer metas integradas para a sustentabilidade global com base nas evidências científicas, com objetivos que orientem a sociedade. “Os desafios enfrentados por um planeta sob pressão exigem uma nova abordagem da investigação, mais integrativa, internacional e orientada para soluções. Precisamos criar elos entre a pesquisa científica de alta qualidade e os esforços de novas políticas interdisciplinares relevantes”, diz o relatório.

Para o secretário do MCTI, a construção de pontes entre o conhecimento científico e as políticas públicas passa, necessariamente, pela atuação do cientista como comunicador. “Precisamos nos conscientizar que a produção do conhecimento e a elaboração de políticas públicas não são, necessariamente, processos estanques”, afirmou.

No seminário, Nobre apresentou os programas de monitoramento do desmatamento da Amazônia e de mitigação dos impactos da seca no Nordeste.

Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

Explore further

Country and region Brazil
Share this

Please note: Content is displayed as last posted by a PreventionWeb community member or editor. The views expressed therein are not necessarily those of UNDRR, PreventionWeb, or its sponsors. See our terms of use

Is this page useful?

Yes No Report an issue on this page

Thank you. If you have 2 minutes, we would benefit from additional feedback (link opens in a new window).