Rio de Janeiro, Brasil: IPP e Defesa Civil lançam sistema que mapeia o 'Alerta Rio'

Source(s): Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, RJ

In Portuguese:

Segurança e precisão para a tomada de decisões. Essas são algumas das qualidades presentes no aplicativo Mapa Digital Alerta Rio lançado este mês pelo Instituto Pereira Passos/UPP Social da Prefeitura do Rio de Janeiro em parceria com a Subsecretaria de Defesa Civil. A tecnologia hospedada no portal Armazém de Dados permite visualizar a distribuição espacial dos Pontos de Apoio, Sirenes e Estações Alerta Rio (GeoRio), que atendem as comunidades contempladas pelo Sistema de Alerta e Alarme Comunitário, projeto coordenado pela Subsecretaria de Defesa Civil e que tem por foco auxiliar as Ações de Redução de Riscos e Desastres relacionados às chuvas fortes e/ou prolongadas.

- Ferramentas como estas são fundamentais para ajudar a cidade do Rio Janeiro a melhorar a integração e o atendimento aos moradores de favelas - afirmou a presidente do IPP/UPP Social, Eduarda La Rocque.

Todas as informações presentes no aplicativo são georreferenciados e disponibilizadas em cima do mapa base da Cidade do Rio.

- No Mapa Alerta Rio é possível visualizar as ortofotos do Rio de Janeiro, consultando referências como pontos de apoio, sirenes, estações Alerta Rio, além de localizar endereços, desenhar; medir pontos; linhas; polígonos; textos; fora exportar imagens e imprimir - explicou a técnica da Gerência de Estudos Habitacionais do IPP, Vânia Amorim, que trabalhou no desenvolvimento da tecnologia.

Além disso, o mapa contém informações sobre aeroportos, estações de metrô, delegacias policiais, Corpo de Bombeiros, unidades de Saúde municipais, estaduais e federais, escolas municipais, locais de referências, limites administrativos de bairros, Áreas de Planejamento (APs) e Regiões Administrativas (RAs), dados sobre hidrografia, edificações, praças e logradouros.

Sistema de Alerta e Alarme Comunitário:

O Sistema de Alerta e Alarme Comunitário consiste em um conjunto de ações realizadas pela Prefeitura do Rio para evitar desastres provocados por chuvas fortes. Sirenes são instaladas em comunidades com alto risco de deslizamentos e equipes da Defesa Civil e do Alerta Rio monitoram as chuvas na cidade. Se identificarem que as chuvas chegaram a níveis críticos, com grande acumulado de água que pode provocar deslizamentos nestes locais, o Sistema de Alerta e Alarme é acionado diretamente do Centro de Operações Rio.

Nessas ocasiões, os agentes e as lideranças locais recebem mensagens (torpedos) nos aparelhos celulares cedidos pela Prefeitura do Rio e orientam os moradores a se deslocarem de maneira organizada aos pontos de apoio.

A Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro tem papel fundamental na busca pela Redução do Risco de Desastres. Desta forma é necessária a manutenção, o fortalecimento e a implantação protocolos para tornar a cidade, cada vez mais, resiliente a chuvas fortes.

Explore further

Country and region Brazil
Share this

Please note: Content is displayed as last posted by a PreventionWeb community member or editor. The views expressed therein are not necessarily those of UNDRR, PreventionWeb, or its sponsors. See our terms of use

Is this page useful?

Yes No Report an issue on this page

Thank you. If you have 2 minutes, we would benefit from additional feedback (link opens in a new window).