Amadora
Portugal

VI Conferência 'Dia Internacional para a Redução de Desastres Naturais'

Organizer(s) Câmara Municipal da Amadora
Date

O Dia Internacional para a Redução dos Desastres Naturais, instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas, tem como principal objetivo uma reflexão sobre a problemática dos desastres naturais, tendo em conta as fases de prevenção, socorro e reabilitação.

A reflexão, a partilha de experiências e conhecimentos tem sido a nota dominante do evento que desde 2005 organizamos. Para 2011, a VI Conferência “Dia Internacional para a Redução de Desastres Naturais” dará especial atenção à problemática do risco, do desastre e da resiliência comunitária, conceitos base da campanha “World Disaster Reduction Campaign 2010-2011|Making Cities Resilient” da International Strategy for Disaster Reduction das Nações Unidas, à qual o Município se associou, sob o slogan “Sempre em Movimento, Amadora é Resiliente”.

Esta campanha consiste num apelo a todas as comunidades locais para enfrentarem o problema dos desastres naturais e o fatalismo associado e, assim, desenvolverem um conjunto de boas práticas que lhes permita resistir, adaptar-se e recuperar (resiliência).
Uma comunidade devidamente informada, preparada e participativa promove a segurança e tem autonomia para resolver as adversidades que se lhe colocam no domínio dos desastres naturais. Este tem sido o desafio do Município da Amadora: um cidadão informado, é um cidadão preparado!

Programa

• El mundo mediterráneo,un territorio de riesgo. Impactos del cambio climático
• Inundações urbanas: erros passados, desafios futuros
• Experiências obtidas em sismos recentes e seus ensinamentos para Portugal
• O papel do IM na prevenção de riscos meteorológicos
• Planeamento local de emergência e voluntariado – Um passo em frente na redução de riscos
• A importância do capital social na redução da vulnerabilidade e promoção da resiliência em comunidades expostas a fenómenos naturais e ao risco desastre
• Por um voluntariado de competências em Proteção Civil
• A açãodo Exercito na Proteção Civil: Madeira Fevereiro 2010

Attachments

Programa , English

Editors' recommendations

Explore further

Hazards Earthquake Flood
Country and region Portugal Europe
Share this

Please note: Content is displayed as last posted by a PreventionWeb community member or editor. The views expressed therein are not necessarily those of UNDRR, PreventionWeb, or its sponsors. See our terms of use

Is this page useful?

Yes No Report an issue on this page

Thank you. If you have 2 minutes, we would benefit from additional feedback (link opens in a new window).