News

  • Contribute
  • Brasil: Secretário do MCTI destaca interface entre ciência e políticas públicas
    http://www.preventionweb.net/go/38932

    Email sent!

    An email has been sent to the email addresses provided, with a link to this content.

    Thank you for sharing!

    OK

Brasil: Secretário do MCTI destaca interface entre ciência e políticas públicas

Source(s):  Brazil - government

In Portuguese:

O secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento, Carlos Nobre, compartilhou em seminário no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI), em São José dos Campos (SP), a experiência de dois anos e meio no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Com o tema 'Construindo pontes entre ciência e políticas públicas' o evento integra a programação da pós-graduação do Centro de Ciência do Sistema Terrestre (CCST) do Inpe.

Nobre apontou, em sua apresentação na sexta (18), a necessidade de se desenvolver um sistema que viabilize a interface entre a ciência e a política, como forma de enfrentar os desafios do século 21, no processo de transformação do mundo em direção à sustentabilidade global

Dentre esses desafios destacam-se: a produção de alimentos para 9 bilhões de pessoas mantendo-se dentro de limites planetários sustentáveis; a valorização e a proteção dos serviços da natureza e da biodiversidade; a adaptação a um mundo mais quente e mais urbano; a transição para sociedades de baixo carbono; a redução da pobreza e a educação para a sustentabilidade; o provimento de oportunidades de renda e de inovação via transformações para a sustentabilidade global; a redução dos riscos de desastres; e o alinhamento da governança com a gestão responsável.

Esforços nessa direção têm sido promovidos em grandes conferências internacionais, como a Rio+20 e a Planet Under Pressure (“Planeta sob Pressão”), ambas realizadas em 2012. Esta última aponta, em seu documento final, a importância de estabelecer metas integradas para a sustentabilidade global com base nas evidências científicas, com objetivos que orientem a sociedade. “Os desafios enfrentados por um planeta sob pressão exigem uma nova abordagem da investigação, mais integrativa, internacional e orientada para soluções. Precisamos criar elos entre a pesquisa científica de alta qualidade e os esforços de novas políticas interdisciplinares relevantes”, diz o relatório.

Para o secretário do MCTI, a construção de pontes entre o conhecimento científico e as políticas públicas passa, necessariamente, pela atuação do cientista como comunicador. “Precisamos nos conscientizar que a produção do conhecimento e a elaboração de políticas públicas não são, necessariamente, processos estanques”, afirmou.

No seminário, Nobre apresentou os programas de monitoramento do desmatamento da Amazônia e de mitigação dos impactos da seca no Nordeste.

Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação



More news tagged


 
 
  • Publication date 01 Aug 2014

Please note:Content is displayed as last posted by a PreventionWeb community member or editor. The views expressed therein are not necessarily those of UNISDR PreventionWeb, or its sponsors. See our terms of use