Cajati, SP
Brazil

Semana Nacional de Redução de Desastres

Organizer(s) Prefeitura do Município de Cajati, São Paulo
Date

Na manhã desta segunda-feira, dia 13 de Outubro, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil realizou uma palestra informativa, em que foram abordadas as atividades de prevenção de acidentes e as ações em caso de situações de emergência, como enchentes, deslizamentos e construções em locais de alto risco.

O encontro aconteceu no Núcleo de Convivência da Melhor Idade, localizado no bairro do Bico do Pato, e foi liderado pelo Coordenador e pela Agente da Defesa Civil de Cajati, Célio de Farias e Leonice Gonsalves.

Participaram cerca de 60 pessoas, dos grupos Ação Jovem e Melhor Idade, ambos participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do bairro. O encontro faz parte das atividades realizadas em referência à Semana Nacional de Redução de Desastres, que irá promover ações em todo o país, e ao Dia Internacional de Redução de Riscos, promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas) em diversos países.

Todas essas ações fazem parte da campanha “Construindo Cidades Resilientes – Minha cidade está se preparando”, que tem como objetivo incentivar governos locais a desenvolverem ações que promovam a urbanização sustentável.

Célio e Leonice lembraram também sobre a importância do envolvimento da comunidade nas reflexões e atividades desenvolvidas pela Coordenadoria, como a participação em NUDECs (Núcleos de Proteção e Defesa Civil), formados por membros da comunidade e que têm como objetivo a realização de atividades de prevenção de acidentes e ações em caso de situações de emergência.

Os NUDECs realizam serviços de mutirão, palestras, cursos e encontros, a fim de capacitar a comunidade local para auxiliar na resposta aos acidentes e desastres. Todos os membros da comunidade podem fazer parte dos Núcleos.

Attachments

Editors' recommendations

Explore further

Country and region Brazil Americas
Share this

Please note: Content is displayed as last posted by a PreventionWeb community member or editor. The views expressed therein are not necessarily those of UNDRR, PreventionWeb, or its sponsors. See our terms of use

Is this page useful?

Yes No Report an issue on this page

Thank you. If you have 2 minutes, we would benefit from additional feedback (link opens in a new window).