HYOGO FRAMEWORK COUNTRIES & REGIONS THEMES & ISSUES HAZARDS PROFESSIONAL RESOURCES
Subscriptions: RSSEmail

Brasil: Secretário do MCTI destaca interface entre ciência e políticas públicas


In Portuguese:

O secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento, Carlos Nobre, compartilhou em seminário no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI), em São José dos Campos (SP), a experiência de dois anos e meio no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Com o tema 'Construindo pontes entre ciência e políticas públicas' o evento integra a programação da pós-graduação do Centro de Ciência do Sistema Terrestre (CCST) do Inpe.

Nobre apontou, em sua apresentação na sexta (18), a necessidade de se desenvolver um sistema que viabilize a interface entre a ciência e a política, como forma de enfrentar os desafios do século 21, no processo de transformação do mundo em direção à sustentabilidade global

Dentre esses desafios destacam-se: a produção de alimentos para 9 bilhões de pessoas mantendo-se dentro de limites planetários sustentáveis; a valorização e a proteção dos serviços da natureza e da biodiversidade; a adaptação a um mundo mais quente e mais urbano; a transição para sociedades de baixo carbono; a redução da pobreza e a educação para a sustentabilidade; o provimento de oportunidades de renda e de inovação via transformações para a sustentabilidade global; a redução dos riscos de desastres; e o alinhamento da governança com a gestão responsável.

Esforços nessa direção têm sido promovidos em grandes conferências internacionais, como a Rio+20 e a Planet Under Pressure (“Planeta sob Pressão”), ambas realizadas em 2012. Esta última aponta, em seu documento final, a importância de estabelecer metas integradas para a sustentabilidade global com base nas evidências científicas, com objetivos que orientem a sociedade. “Os desafios enfrentados por um planeta sob pressão exigem uma nova abordagem da investigação, mais integrativa, internacional e orientada para soluções. Precisamos criar elos entre a pesquisa científica de alta qualidade e os esforços de novas políticas interdisciplinares relevantes”, diz o relatório.

Para o secretário do MCTI, a construção de pontes entre o conhecimento científico e as políticas públicas passa, necessariamente, pela atuação do cientista como comunicador. “Precisamos nos conscientizar que a produção do conhecimento e a elaboração de políticas públicas não são, necessariamente, processos estanques”, afirmou.

No seminário, Nobre apresentou os programas de monitoramento do desmatamento da Amazônia e de mitigação dos impactos da seca no Nordeste.

Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

Additional information

http://www.brasil.gov.br/ciencia-e-tecnologia/2014/07/secret...

Related Links

Keywords

  • Themes:Urban Risk & Planning
  • Countries/Regions:Brazil

  • Short URL:http://preventionweb.net/go/38932

Tag This Document


Comma separated. E.g. gender events, women


> Log in to view your tags



Tools
Email this page





 
Share your inputs to WCDRR working session

Share inputs on how the World Conference working sessions can contribute to deliver disaster risk reduction